Atividade

1. Como sabes, a contaminação dos mares, provocada pelos resíduos plásticos, é um problema muito grave, pois a maioria desses resíduos demora centenas de anos a desaparecer. 
Muitas espécies de animais marinhos estão em risco porque podem confundir estes resíduos com comida e podem ficar presos neles. 
Joga este jogo para aprenderes um pouco mais! Utiliza as setas do teu teclado para moveres o mergulhador que escolheres.

2. Nesta atividade, vais criar uma animação que pretende explicar a razão de haver tantos plásticos no mar e como este fenómeno afeta os animais. Abre a aplicação Toontastic 3D a partir do teu dispositivo e clica no botão +.

3. Para criares a tua história, clica em Short Story.

4. A animação divide-se em três partes:
BEGINNING (Princípio): na qual se introduz a história.
MIDDLE (Meio): na qual se desenvolve a história.
END (Fim): na qual se finaliza a história.

Começa a tua história, clicando em BEGINNING.

5. Existem muitos cenários. Desliza o dedo para a esquerda, até encontrares o cenário ATLANTIS e clica nele para o selecionares.

6. Escolhe entre duas a três personagens, que irão participar na tua história. Para adicionar uma personagem, precisas apenas de tocar naquela que mais gostas e ela aparecerá no teu ecrã.

Se quiseres remover uma personagem que acabaste de selecionar, clica uma vez em cima da personagem que aparece dentro da circunferência, e esta é removida automaticamente.

7. Clica na seta no canto superior direito do ecrã, para continuar e move as personagens pelo cenário, clicando em cima delas e arrastando-as, até onde queiras que elas apareçam.

8. Nesta parte, BEGINNING, vais explicar a razão de haver tanto plástico no mar. Primeiro, precisas de pensar no texto que vais gravar. Podes escrever o diálogo ou a explicação, numa folha, antes de gravares, para ser mais fácil.

Podes pedir a ajuda a um adulto para pensar no texto que vais gravar!

9. O Toontastic grava a voz e os movimentos das personagens, ao mesmo tempo. Para começar, clica em START e toca numa das personagens para a deslocares pelo cenário, enquanto gravas o diálogo ou explicação que escreveste.

Podes parar a gravação em qualquer momento, clicando no círculo vermelho no cimo do ecrã. 
Ao terminares a gravação, a aplicação permite escolher uma melodia de fundo. Escolhe a que mais gostas! Depois de escolheres a música, clica no ícone de visto no canto superior direito. 

10. De seguida, clica na parte MIDDLE, repete os mesmos passos, escolhe o cenário e as personagens para continuares a tua história.
Nesta parte, deves explicar como é que a existência de plástico no mar pode afetar os animais marinhos. 

Podes pedir a ajuda a um adulto para pensar no texto que vais gravar! Depois de pensares no texto, grava a tua animação e segue para a última parte da história.

11. Na parte END pensa novamente no texto que queres gravar, escreve-o numa folha. O texto deve explicar o que podemos fazer para que haja menos plástico no mar. Grava a tua animação!
Para terminares a tua história, clica no botão FINISH, no canto superior direito do ecrã. Adiciona o título da tua história (Title) e o teu nome como autor (Director).

12. Está feito! Já tens a tua história gravada! Agora, podes vê-la desde o início ao fim, editá-la e mudar o que não gostas tanto, até que fique perfeita para ti. Podes ainda descarregá-la para o teu tablet ou smartphone, clicando em EXPORT.

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