Com o propósito de um melhor entendimento das ferramentas digitais utilizadas nas diferentes atividades, recorremos a imagens (por exemplo, capturas de ecrã), sendo, no entanto, estas imagens pertença dos proprietários destas ferramentas.
Programar é dizer ao computador como deve agir quando lhe pedimos para fazer determinada tarefa. Nesta atividade, vais aprender a fazer um quiz, usando uma linguagem de programação muito conhecida: o Python.
O que vais aprender
• Conhecer alguns fundamentos da programação em Python;
• Ser capaz de selecionar e usar ferramentas digitais que permitam realizar atividades quotidianas (de lazer, aprendizagem, etc.);
• Conhecer e utilizar recursos digitais que permitam desenvolver a criatividade;
• Integrar e reelaborar conteúdos digitais;
• Identificar necessidades e respostas tecnológicas;
• Inovar e utilizar a tecnologia de forma criativa;
• Promover a capacidade de organização e planificação;
• Promover a resolução de problemas e a tomada de decisões;
• Desenvolver o pensamento computacional, as suas funções e a sua aplicação em programação;
• Avaliar informação, de forma crítica e autónoma, transformando-a em conhecimento;
• Desenvolver a capacidade de resolver problemas, através da criação de soluções originais e criativas;
• Promover o foco nos objetivos e nos resultados;
• Adotar comportamentos colaborativos, de partilha de informação e conhecimento;
• Promover o uso de ferramentas digitais para a partilha de informação e conhecimento;
• Interagir por meio de ferramentas digitais;
• Avaliar o impacto das decisões tomadas;
• Utilizar, controlar, avaliar e compreender a informação fornecida.
Recomendações gerais
Duração (em minutos): 60 minutos
Idade recomendada: 10 – 12 anos
Nível: Avançado