SUMÁRIO DA AULA
Introduzir o Tema da Eletrónica aos alunos. Nesta aula os alunos têm a oportunidade de criar um conjunto de circuitos elétricos, que lhes permite perceber os mecanismos de ligação dos vários componentes.
MATERIAIS
Por aluno:
• 1 Breadboard;
• 2 LEDs;
• 1 Botão de pressão;
• 1 Resistência;
• 2 Pilhas AA;
• 1 Suporte de pilhas;
• 2 Fios jumper.
PREPARAÇÃO
• Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Garantir os materiais acima mencionados, por aluno.
PLANO DA AULA
1. Explicar a importância da Eletrónica no nosso dia-a-dia;
2. Apresentar os vários componentes a trabalhar durante a aula;
3. Orientar a montagem do primeiro circuito mais simples;
4. Orientar a montagem do segundo circuito, com recurso a um botão de pressão;
5. Orientar a montagem do terceiro circuito, com 2 LEDs, uma resistência e um botão de pressão.
Informação adicional para professores
Resistências
Como é que a resistência limita a energia que chega ao LED e aos restantes componentes? As resistências que utilizamos são de carvão. Elas transformam a energia elétrica fornecida pela pilha em energia térmica, ou seja, em calor. A resistência aquece. Quanto às riscas coloridas que podemos observar no corpo da resistência… basta usar as primeiras três riscas para sabermos o valor da resistência. A última risca, indica a tolerância, as restantes o valor da resistência em Ω (Ohm). A primeira risca é a casa das dezenas, a segunda, a casa das unidades e a terceira, o multiplicador. O código de cores pode ser facilmente encontrado fazendo uma pesquisa na Internet. Por fim, a resistência elétrica pode ser calculada através da Lei de Ohm que sustenta ser a resistência elétrica o quociente entre a diferença de potencial e a corrente elétrica.