6. No circuito F, temos um novo componente, o potenciómetro. Lembram-se das resistências? Elas permitem-nos controlar a energia que chega ao LED. As cores dizem-nos o seu valor, isto é, quanta energia pode ou não chegar ao LED.
O potenciómetro é uma resistência variável, ou seja, uma resistência que varia. Rodando para um lado e para o outro, conseguimos aumentar ou diminuir a resistência.
Em resumo, conseguimos regular a corrente elétrica no circuito, aumentando ou diminuindo a resistência através do potenciómetro. O potenciómetro tem três pinos dispostos em forma de triângulo. Ao colocares o potenciómetro certifica-te de que cada um dos pinos se encontra numa coluna diferente.
7. Agora, já sabes como montar todo o circuito!
8. Pega na pequena chave de fendas e roda para um lado e para o outro o potenciómetro. O que acontece? Vês como a intensidade da luz dos LEDs muda quando rodamos o potenciómetro?
Quando diminuímos a corrente elétrica que passa num LED, a intensidade da sua luz diminui também. Ao fazer isto estamos a transferir a corrente para um outro LED. Consequentemente, a luminosidade deste aumenta.