3. Para iniciares a atividade, entra no site Micro:bit clicando neste link e, depois, seleciona a opção Novo Projeto, dando-lhe o nome de “Pedra, Papel ou Tesoura“.
4. Por definição, aparecem dois blocos no ecrã. Remove-os para deixar o ecrã em branco. Para apagares os blocos, clica com o botão esquerdo do rato num dos blocos, mantém premido o botão esquerdo do rato e arrasta o bloco para a esquerda até que o ícone do lixo apareça. Quando aparecer o ícone do lixo, solta o bloco em cima dele.
Faz o mesmo com o outro bloco.
5. No menu da esquerda, encontras uma lista das coisas que podes fazer. Clica em Entrada e escolhe no bloco em “agitar”. Clica com o botão esquerdo do rato e arrasta o bloco para o ecrã em branco.
6. De seguida, entra em Variáveis e cria uma variável clicando em fazer uma variável. Dá-lhe o nome “imagem”. Isto faz com que o desenho apareça posteriormente no ecrã.
7. Arrasta o bloco definir imagem para 0 para o ecrã e posiciona-o por baixo de em agitar.
8. Para que as imagens apareçam aleatoriamente, em Matemática seleciona o bloco escolher aleatório de 0 a 10 e, em seguida, coloca o bloco em cima do círculo onde aparece 0.
Como só tens três imagens (pedra, papel e tesoura), troca o número 10 pelo número 3.
9. Agora vais dar um valor à variável da imagem, de forma a que 1 seja pedra, 2 seja papel e 3 seja tesoura. Em Lógica, seleciona o bloco se verdadeiro então … senão … e arrasta-o para debaixo do que fizemos até agora.
10. Para teres três espaços, em vez de dois, ou seja, para conseguires ter três variáveis, clica no “+” que está no bloco se verdadeiro então … senão …
11. Em Lógica, seleciona o bloco 0 = 0 e coloca-o em cima de verdadeiro.
De seguida, clica em Variáveis e arrasta o bloco Imagem (correspondente à variável da imagem) e posiciona-o em cima do primeiro 0. Altera o 0 da segunda posição para 1.
12. Por cada vez que o sistema seleciona 1, queres que apareça uma pedra. Para isso, em Básico seleciona o bloco mostrar LEDs e arrasta-o para baixo do bloco se imagem = 1 então.
Para fazer um desenho que represente uma pedra, clica nos quadrados que queres iluminar.
13. Em Lógica seleciona o bloco 2=2 e coloca-o em cima de verdadeiro, no segundo espaço, a não ser que então, .
De seguida, clica em Variáveis e arrasta o bloco Imagem (correspondente à variável da imagem) e posiciona-o em cima do primeiro 0. Altera o 0 da segunda posição para 2.
14. Por cada vez que o sistema seleciona 2, queres que apareça um papel. Para isso, em Básico seleciona o bloco mostrar LEDs e arrasta-o para baixo do bloco se imagem = 2 então.
Para fazer um desenho que represente uma papel, clica nos quadrados que queres iluminar.
15. Para terminar, no Básico, seleciona o bloco mostrar LEDs e arrasta-o para o espaço abaixo de senão. Para fazer um desenho que represente a tesoura, clica nos quadrados que queres iluminar.
Para transferir ficheiros de uma pasta para outra, as opções Copiar / Cortar e Colar são usadas da seguinte maneira:
– Clica com o botão direito do rato no ficheiro que queres copiar ou cortar;
– Seleciona a opção Copiar ou Cortar na lista de opções disponíveis;
– Abre a pasta para a qual queres transferir o ficheiro, clica com o botão direito e seleciona a opção Colar.
16. Para descarregares a programação, confirma se na caixa à esquerda do ícone de gravar (💾) está o nome Pedra, Papel ou Tesoura e, de seguida, clica em Transferir.
17. Liga o Micro:bit ao computador com o cabo USB. Quando aparecer uma pasta com o nome de Microbit, clica nela e cola o ficheiro Pedra, Papel ou Tesoura.
18. Agora…vamos jogar!