Candidaturas Programa DigitALL
Ano Letivo 2024 - 2025
O período de candidaturas decorreu entre 1 de Abril e 31 de Maio
Nos termos definidos no Regulamento de Candidatura ao Programa DigitALL para o Ano Letivo 2024 – 2025 foram selecionadas as seguintes candidaturas:
- Agrupamento de Escolas de Saboia, Odemira
- Agrupamento de Escolas da Benedita, Alcobaça
- Agrupamento de Escolas Piscinas – Olivais, Lisboa
- Agrupamento de Escolas de Vidigueira
- Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, Mafra
- Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Castelo Branco
- Agrupamento de Escolas de Almodôvar
- Agrupamento de Escolas de Mourão
- Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar – Sul
- Agrupamento de Escolas de Alter do Chão
Aceda abaixo ao Regulamento de Candidatura e ao Relatório de Seleção de Candidaturas ao Programa DigitALL:
O que dizem os professores
"Considerei que todas as propostas de trabalho foram adequadas ao nível etário dos alunos e com relevância pedagógica, indo ao encontros das competências do perfil do aluno e das competências essenciais, quer ao nível das TIC quer ao nível das outras áreas curriculares. Foi privilegiada ainterdisciplinaridade.
Despertou interesse e motivação nos alunos e permitiu-lhes o contacto com plataformas digitais diversificadas.
Foi um muito bom trabalho."
Agrupamento de Escolas de Arganil
"Foi uma experiência muito interessante e enriquecedora não só para os alunos como para mim enquanto professora.
Alguns módulos foram mais ao encontro das expetativas dos alunos do que outros, mas julgo que a evolução que fizeram foi surpreendente.
As aulas ajudaram-nos a observar e refletir, a trabalhar em equipa e a superar as suas dificuldades."
Agrupamento de Escolas 4 de Outubro
"O projeto DigitALL constitui uma mais-valia na dinâmica da aprendizagem, pois tem apoiado a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas, tanto através de software educacional como de ferramentas mais específicas, permitindo, assim, o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e a criação de momentos de interação e partilha entre os diferentes elementos educativos. A técnica é bastante profissional, muito motivada e empenhada, estabelecendo uma boa relação pedagógica com os alunos. Na minha opinião, o projeto é muito interessante!"
Professor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro
"Estamos a usar as aulas do DigitALL como base para várias outras disciplinas, dando continuidade e ampliando as possibilidades. Os alunos gostam muito das aulas e acedem à plataforma de maneira a acompanhar as aulas com autonomia."
Agrupamento de Escolas de Vagos
Anterior
Next
Reconhecimento
O que dizem os alunos
"Eu gostei muito porque aprendemos a modelar em 3D no TinkerCad e aprendemos o que precisa uma aldeia autossustentável."
"Foi útil e giro termos que "dizer" ao computador todos os passos que ele tinha de fazer sem faltar nada."
"Eu gostei muito de aprender como utilizar e criar um jogo no Scratch."
"É divertido pois aprendemos coisas que não sabíamos fazer e descobrimos componentes que não sabíamos que existiam."
"Num mundo em que tudo está a tornar-se virtual, uma matéria como o "DigitALL" faz muita falta!"
"Adorei criar a personagem do jogo e jogar em grupo com a minha colega."
Anterior
Next
"Dentro do foco da Educação, o desenvolvimento de Competências Digitais é uma das áreas privilegiadas pela Fundação Vodafone Portugal e, nesse sentido, o Programa DigitALL está já hoje a transformar a experiência de aprendizagem nas escolas. Conseguirmos, um ano e meio depois do lançamento, chegar a 7000 alunos, é revelador do interesse e da importância dada pela Comunidade Escolar ao desenvolvimento de competências digitais, comportamentais e sociais, fundamentais para se criar uma sociedade digital mais sustentável e inclusiva. A parceria que celebrámos com a Direção-Geral da Educação vai contribuir para impulsionar ainda mais o alcance deste programa que, esperemos, chegue a milhares de outros alunos ao longo dos próximos anos letivos."
"A Direção-Geral da Educação (DGE), enquanto a entidade responsável pela definição e implementação do plano de capacitação digital das escolas, desenvolvido no âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, congratula-se pela parceria institucional, estabelecida com a Fundação Vodafone, para o alargamento do programa DigitALL. Assim, a DGE reconhece a particular relevância deste programa, que visa contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, bem como de competências sociais, de acordo com os documentos curriculares orientadores em vigor, procurando, ainda, contribuir para a motivação dos alunos e a capacitação dos docentes. A aposta em recursos educativos digitais de qualidade científico-pedagógica constitui-se como uma oportunidade para diversificar e enriquecer a experiência escolar, melhorando o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente em áreas como as STEM."
Anterior
Next
O Programa
O DigitALL promove uma aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa, baseada na exploração e execução de projetos.
Atividades DigitALL
Explore as atividades que temos disponíveis no website e descubra como incentivamos o uso das novas tecnologias, de forma criativa e interativa.