Introdução

Para familiarizar os alunos com o tema do preconceito na IA, comece a atividade mostrando-lhes o seguinte desenho. Descreva brevemente aos alunos o que o desenho representa: Mostra uma IA a analisar dois currículos durante um processo de contratação e a decidir se o candidato do sexo masculino ou feminino fica com o emprego. O desenho tem como objetivo incentivar os alunos a refletir sobre o que representa o preconceito na IA. O primeiro exercício foi concebido para ser uma troca aberta de ideias utilizando o “método da lanterna”.

O que vais aprender

  • Compreender o significado básico de preconceito;
  • Saber como podem surgir preconceitos nos sistemas de IA;
  • Estar consciente dos efeitos e das condições injustas produzidas pelos preconceitos na IA;
  • Ser capaz de manter uma conversa sobre o tema e educar os outros;
  • Identificar problemas e desenvolver ideias iniciais para soluções;
  • Navegação, pesquisa e filtragem de dados, informações e conteúdos digitais;
  • Avaliação de dados, informações e conteúdos digitais;
  • Colaboração através das tecnologias digitais;
  • Identificação das necessidades e das respostas tecnológicas;
  • Trabalhar em equipa;
  • Pensamento crítico;
  • Consciência ética;
  • Empatia e inclusão.

Recomendações gerais
Duração (em minutos): 45 – 60 minutos
Idade recomendada: 10 – 12 anos
Nível: Intermédio

Scroll to Top