2. Vamos começar com o circuito E. Para o construir, necessitamos de:
3. A novidade deste circuito são os interruptores! Eles têm um princípio de funcionamento muito semelhante ao dos botões de pressão. Os interruptores interrompem, ou não, o circuito, abrindo-o, ou fechando-o, respetivamente. A diferença é que, no interruptor, o estado é permanente. Ou está ligado ou desligado. No botão de pressão, o estado fica ativo apenas enquanto o estivermos a pressionar.
Cada um dos interruptores tem duas filas de pinos, com três pinos cada uma. Quando montamos os interruptores na breadboard devemos certificar-nos de que estas filas se encontram dispostas paralelamente a um dos lados mais compridos da breadboard, como na imagem. O objetivo é ter dois pinos (um de cada fila) em cada coluna consecutiva, num total de três colunas.
Monta um interruptor na parte superior da breadboard, e um interruptor na parte inferior da breadboard.
4. Como podes ver, os interruptores estão colocados de forma a não partilharem qualquer coluna logo, não estão ligados entre si. Vamos montar o circuito e ligá-los!
Neste circuito, vamos utilizar uma resistência de 100 Ω (castanho, preto, castanho).
Experimenta agora ligar os interruptores alternadamente. O que acontece?
Se prestares atenção, verás que este circuito é muito utilizado em escadas ou corredores. Permite-nos ligar e desligar o LED a partir dos dois interruptores. Inteligente, não é?