Utilizar, controlar, avaliar e compreender a informação fornecida.
Avaliar e tomar decisões sobre a tecnologia e a linguagem em causa.
Compreender e sintetizar informações.
Planear e desenvolver sequências de instruções para um sistema de computação, de modo a resolver um determinado problema ou executar uma tarefa específica.
Estabelecer critérios de análise para tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados.
Gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos.
Utilizar diferentes conhecimentos, metodologias e ferramentas, com vista o pensamento crítico.
Conceptualizar novos cenários de aplicação das suas ideias e da tecnologia.
Desenvolver competências na área da literacia tecnológica.
O QUE VAIS APRENDER?
No final deste Tema, irás conseguir:
Descrever sequências de ações de atividades do quotidiano;
Resolver problemas através da sua decomposição em partes menores;
Compreender que diferentes algoritmos podem atingir o mesmo resultado;
Entender como se deslocam e localizam objetos com recurso a um referencial;
Saber quando e como utilizar estruturas condicionais;
Compreender o conceito de variável.
Informação adicional para professores
INDICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Vamos explorar algoritmos e Scratch. Uma das várias hipóteses consiste em escolher uma história e animá-la no Scratch. Numa tabela, os alunos podem escrever as ideias para criar essa história, como se se tratasse de uma sequência de algoritmo. Todos os passos são importantes. Para ajudar a escrever todos os passos, podem dividir a história em várias colunas, e definir por exemplo: personagens principais, personagens amigas, personagens inimigas, espaços, tempo, objetos, ações, palavras-chave. Depois, preenchem a tabela com as ideias principais, desde o início até ao fim da história. De seguida, leem-na em voz alta e começam a montá-la no Scratch. O passo seguinte consiste em divulgar a história com várias pessoas.