Introdução

Com o propósito de um melhor entendimento das ferramentas digitais utilizadas nas diferentes atividades, recorremos a imagens (por exemplo, capturas de ecrã), sendo, no entanto, estas imagens pertença dos proprietários destas ferramentas.

O Scratch é uma linguagem de programação por blocos. Com ela, podes aprender a programar de um modo simples e divertido. Podes, por exemplo, fazer jogos como este: o Jogo da Cobra!

O que vais aprender
Utilizar corretamente linguagens de programação gráfica para criar programas simples;
Conhecer alguns aspetos básicos sobre fundamentos da programação;
Saber como proteger a identidade ao utilizar as aplicações;
Ser capaz de selecionar e usar ferramentas digitais que permitam realizar atividades quotidianas (de lazer, aprendizagem, etc.);
Conhecer e utilizar recursos digitais que permitam desenvolver a criatividade;
Integrar e reelaborar conteúdos digitais;
Identificar necessidades e respostas tecnológicas;
Inovar e utilizar a tecnologia, de forma criativa;
Promover a capacidade de organização e planificação;
Promover a resolução de problemas e a tomada de decisões;
Desenvolver competências técnicas na área do pensamento computacional e da programação, através da identificação das suas funções e da sua aplicação no quotidiano;
Avaliar informação, de forma organizada, transformando-a em conhecimento;
Desenvolver a capacidade de resolver problemas, através da criação de soluções originais e criativas;
Promover o foco nos objetivos e nos resultados.

Recomendações gerais
Duração (em minutos): 50/60 minutos
Idade recomendada: 9 – 12 anos
Nível: Intermédio

Scroll to Top