Com o propósito de um melhor entendimento das ferramentas digitais utilizadas nas diferentes atividades, recorremos a imagens (por exemplo, capturas de ecrã), sendo, no entanto, estas imagens pertença dos proprietários destas ferramentas.
Nesta atividade, vamos desenhar a nossa própria personagem. Numa primeira parte, vamos construí-la fisicamente em 3D e, por fim, iremos desenhá-la digitalmente em 3D, utilizando o Tinkercad.
O que vais aprender
• Criar conteúdos digitais simples (textos, tabelas, imagens, áudios, etc.);
• Saber fazer alterações simples em conteúdos produzidos por outros;
• Saber aplicar procedimentos para proteger a própria identidade, ao utilizar aplicações;
• Conhecer recursos digitais que permitam desenvolver a criatividade;
• Utilizar tecnologias para desenvolver a imaginação (contar histórias, criar imagens, fazer desenhos, resolver desafios, etc.);
• Conhecer as características básicas dos equipamentos e aplicações que se utilizam;
• Comunicar e colaborar através das tecnologias digitais;
• Proteger e gerir dados pessoais e a privacidade online;
• Aprender a resolver problemas técnicos;
• Promover a inovação e uso da tecnologia de forma criativa;
• Desenvolver a comunicação oral e escrita;
• Promover a tomada de decisões e a aprendizagem, de forma autónoma;
• Estimular o espírito empreendedor;
• Promover a capacidade de aplicar conhecimentos.
Recomendações gerais
Duração (em minutos): 50 – 60 minutos
Idade recomendada: 6 – 9 anos
Nível: Intermédio