1. Para começares a atividade, clica em http://superlooper.universlabs.co.uk.
2. Este é o Super Looper. Aqui, podes criar vários sons, usando o rato, o teclado do teu computador ou ambos. Com o rato, clica em qualquer parte do ecrã para ouvires um som.
Ouviste? Se clicares noutras zonas do ecrã, o programa fará outros sons. Podes também usar as teclas da fila da letra Q até à letra P, para fazeres outros sons.
3. No canto superior esquerdo, podes ver diferentes círculos. O botão RESTART (Recomeçar) reinicia a tua música. Caso te enganes a gravar as tuas músicas, podes começar de novo.
4. Em TEMPO (assinalado a vermelho na imagem), podes escolher a velocidade dos teus beats. Ao clicares aí, ouvirás um clique repetido: este mostra a velocidade do ritmo da tua música. Para alterar a velocidade, clica com o rato nesse círculo e, em seguida, clica quatro vezes no ecrã com o ritmo que pretendes. Clicando mais rápido, a música será mais rápida e vice-versa.
Por sua vez, o botão CLICK (Clique), assinalado a azul na imagem, liga e desliga o metrónomo: um clique contínuo que marca o tempo da música. Pode dar jeito mantê-lo ligado quando gravamos sons para te guiares com o ritmo. Contudo, quando estás apenas a praticar, podes clicar nesse botão para o desligar.
5. O botão Record (Gravar) permite-te gravar os sons que vais tocar. Quando carregas uma primeira vez, ele inicia a gravação. Quando carregas de novo, o som fica guardado e podes partilhá-lo ou descarregá-lo. Para voltar atrás, seleciona CLOSE (Fechar).
6. Os três círculos seguintes do separador DRUMS (Bateria). Ao clicares em qualquer um destes botões, obterás sons de bateria. Os três círculos diferentes permitem-te gravar sons em três faixas diferentes. Podes experimentar!
Ao clicares no primeiro círculo do separador DRUMS, podes reparar que há uma linha que começa a mexer e um círculo vermelho a piscar. Isto significa que o que tocares a partir de agora, estará a ser gravado nesta faixa. Quando a linha acaba, a volta e começa de novo, os sons que fizeste serão repetidos. Podes fazer o mesmo nos restantes círculos.
7. O botão RHYTHM (Ritmo) permite-te gravar sons eletrónicos semelhantes aos gerados por um sintetizador. É mais um tipo de som diferente que podes acrescentar à tua música.
8. O botão CHORDS (Acordes) corresponde aos acordes: conjuntos de notas tocadas em simultâneo. Experimenta clicar em vários locais do ecrã para ouvires como soam.
9. O botão BASS (Baixo) permite-te tocar e gravar sons de guitarra baixo, que são sons mais graves e muito agradáveis ao ouvido.
10. Por fim, o botão LEAD (Principal) permite-te tocar as notas mais agudas.
11. Agora que já conheces os diferentes sons que podes usar, cria um ritmo simples. Vê e ouve o exemplo seguinte. Consegues reproduzi-lo?
12. Vê e ouve agora a versão mais completa do exemplo anterior. Consegues reproduzi-la?
13. Acrescenta um instrumento de cada vez, reconhece o que te soa bem e o que não te soa assim tão bem, e constrói a partir daí. Explora o Super Looper e cria músicas fantásticas! Diverte-te!