Com o propósito de um melhor entendimento das ferramentas digitais utilizadas nas diferentes atividades, recorremos a imagens (por exemplo, capturas de ecrã), sendo, no entanto, estas imagens pertença dos proprietários destas ferramentas.
Nesta atividade, vais realizar uma viagem pela tua casa para localizar os códigos QR que foram escondidos por alguém da tua família. Cada código QR tem uma pergunta que deves responder corretamente, através de uma pesquisa na Internet. Após responderes corretamente à pergunta, recebes uma pista para procurar o próximo código QR.
O que vais aprender
• Ser consciente das possibilidades e limites da tecnologia atual para a realização de tarefas e resolução de problemas;
• Conhecer ferramentas que permitam a criação de soluções originais, de forma colaborativa;
• Promover a resolução de problemas, através do uso da tecnologia, de forma criativa;
• Conhecer tecnologias digitais emergentes que possam ter utilidade na realização de tarefas pessoais, familiares e educativas;
• Aprender a utilizar as palavras-chave corretas, tendo em conta as necessidades de pesquisa de informação;
• Selecionar a informação mais adequada de acordo com o objetivo da pesquisa;
• Saber como atuar adequadamente ao nível da comunicação em meios digitais (redigir adequadamente as mensagens, respeitar os destinatários, não ser ofensivo nas mensagens…);
• Conhecer e refletir sobre que conteúdos e recursos se podem partilhar publicamente (permissões para publicar fotos, recursos com licenças abertas…);
• Saber identificar comportamentos inadequados quando se utiliza a Internet;
• Ser consciente da importância de proteção dos dispositivos;
• Identificar os dados e as informações que se podem partilhar na Internet;
• Ser capaz de atuar corretamente em situações de cyberbullying;
• Desenvolver a comunicação oral e escrita;
• Promover a resolução de problemas, tomada de decisões e o trabalho em equipa.
Recomendações gerais
Duração (em minutos): 60 – 70 minutos
Idade recomendada: 10 – 12 anos
Nível: Inicial