1. Para começar a atividade, deves imprimir as cartas e o tabuleiro de jogo que estão no documento descarregável.
De seguida, deves recortar as cartas e as duas partes do tabuleiro de jogo.
2. Une as duas partes do tabuleiro, usando fita cola.
3. Não sabes como jogar? É simples!
O jogo consiste em obter uma sequência ordenada de seis cartas, que permita realizar um dos caminhos representados no tabuleiro de jogo. Existem três tipos de cartas de jogo que permitem realizar diferentes movimentos:
Carta Avançar, que permite ao jogador avançar uma casa para a frente.
Carta Virar à Direita, que permite ao jogador virar à direita e avançar para a casa seguinte.
Carta Virar à Esquerda, que permite ao jogador virar à esquerda e avançar para a casa seguinte
4. Agora que sabes o que significa cada carta, deves ler as instruções do jogo antes de começar.
Primeiro, deves dar seis cartas a cada jogador. As restantes cartas colocam-se com a face voltada para baixo, num baralho, sobre a mesa.
De seguida, analisa as tuas cartas e, dependendo dos movimentos que tenhas (avançar, virar à direita ou virar à esquerda), escolhe secretamente o caminho que for mais fácil para ti. Quando for a tua vez de jogar, podes realizar uma das seguintes ações:
• Se alguma das tuas cartas não serve para completar o caminho escolhido, podes trocá-la, deixando-a virada para cima, ao lado do baralho com as cartas com a face virada para baixo, retirando uma nova carta desse baralho.
• Se a última carta descartada, pelo jogador que jogou antes de ti, for suficientemente boa, podes trocá-la por uma carta tua que não te sirva, e ficar com a carta descartada, em vez de retirar uma nova do baralho.
O objetivo consiste em que as seis cartas que o jogador tem na mão, criem uma sequência válida para percorrer um dos trajetos apresentados no tabuleiro de jogo.
Quando o jogador tiver, na sua mão, uma sequência de cartas que lhe permita percorrer um dos caminhos do tabuleiro, deve colocar as cartas viradas para cima sobre a mesa, para que o resto dos jogadores as possam ver e verificar as mesmas. Estas podem ser colocadas no próprio caminho do tabuleiro, para facilitar a verificação. Se a sequência estiver correta, o jogador ganhará um ponto e começa outra ronda.
Enquanto jogas, deves ter a aplicação Sequência até 6 aberta, uma vez que a mesma vai dando ordens que todos têm de cumprir. Por exemplo, a aplicação pode propor que troques uma carta com outro jogador, ou que todos os jogadores descartem uma ou duas cartas, entre outras ordens. Em cada jogada, a aplicação dá uma ordem. Esta ordem aplica-se ao jogador que estiver na sua vez de jogar, exceto quando a aplicação indica que a ordem se aplica a todos os jogadores.
Para instalares a aplicação num equipamento móvel com o sistema operativo Android, pede ajuda a um adulto, e segue os seguintes passos:
Quando se cria um ficheiro multimédia (foto, vídeo, áudio, captura de ecrã, etc), este é armazenado numa pasta. Cada aplicação tem a sua própria pasta, que se cria automaticamente. Para veres os arquivos criados numa determinada aplicação, vai à galeria e clica sobre a pasta correspondente.
5. Por exemplo, para realizar este caminho, a sequência correta de cartas corresponderia à que é mostrada na ilustração.