Atividade

1. Para começar a atividade, clica em https://musiclab.chromeexperiments.com/Kandinsky/.

NOTA: Podes clicar nas imagens demonstrativas da ferramenta para as ampliares.

2. Este programa chama-se Kandinsky, inspirado no pintor e teórico de arte russo Wassily Kandinsky. O artista comparava o ato de pintar com o de criar música, e é isso mesmo que vais fazer nesta experiência. Irás desenhar e, consoante os teus desenhos, o programa emitirá sons! Garante que tens o som ligado no teu computador.

3. Traça uma linha horizontal no canto superior esquerdo do ecrã.

Assim que traçaste a linha, ouviste um som, certo? Para saberes como soa o que desenhaste, o programa toca o som a que corresponde o teu desenho. Podes ouvi-lo de novo, clicando no traço que fizeste. Para o som tocar várias vezes, seleciona o botão de Play (Tocar).

Para parares o som, clica novamente no botão, que agora apresenta o símbolo de Pausa.

4. O som que ouviste era o de uma corda, como se estivesses a tocar numa corda de uma guitarra. Traça, agora, uma outra linha igual em baixo, mas a começar um pouco mais à direita, assim:

A linha que desenhaste emite um som um pouco mais grave: quanto mais em baixo fizeres os desenhos, mais graves são os sons que lhes correspondem.

5. Clica em Play. O som que toca primeiro corresponde ao traço mais à esquerda, seguido do correspondente ao traço mais à direita. O Kandinsky toca os sons correspondentes aos teus desenhos por ordem: da esquerda para a direita.

6. E que som obterás se fizeres um traço vertical? Traça uma linha vertical à direita dos dois traços que desenhaste anteriormente e escuta.

O som que ouviste corresponde à nota que ouvirias se fizesses um traço horizontal no meio desse traço vertical. Confirma, traçando uma linha assim:

Os dois sons que estão cruzados soam igual!

7. Vamos desenhar agora figuras geométricas. Figuras geométricas diferentes, fazem sons diferentes. Experimenta fazer um triângulo, como na imagem. Para o programa reconhecer como um triângulo, deves fazê-lo numa única vez, sem levantares o dedo do botão do rato.

Ouviste o som? No Kandinsky, os triângulos correspondem a sons de percussão, como tambores ou outros sons de batuques. Este triângulo faz um som de sino de vaca, o chamado cow bell.

8. No canto inferior esquerdo do ecrã, desenha uma circunferência. Lembra-te: deves fazê-lo numa única linha, sem levantares o dedo do botão do rato.

Assim que fazes uma circunferência, aparece uma cara lá dentro! O som que faz é o de uma pessoa a cantar uma nota. Carrega no Play mais uma vez para a ouvires melhor.

9. Se em algum momento quiseres apagar o que acabaste de desenhar, podes carregar no botão à direita do Play. Podes clicar quantas vezes quiseres, para anular os passos que quiseres.

10. O botão à esquerda do Play muda o padrão de cores dos desenhos que fizeste, assim como os sons associados.

Clica nesse botão e escolhe o padrão de cores laranja e amarelo. Os traços continuam a ser instrumentos de cordas, que agora parecem violoncelos. O círculo é, de novo, uma voz humana a cantar, e ao triângulo corresponde o som de um sininho.

Experimenta a combinação de roxo e lilás. Os traços são agora sons de xilofone, o círculo continua a ser uma voz a cantar e ao triângulo corresponde agora o som de um prato de bateria.

11. Já sabes tudo o que precisas para poderes criar desenhos e sons fantásticos! Cria padrões que soem bem, combinando várias figuras.

Ou então experimenta fazer simplesmente desenhos bonitos e ver que sons emitem!

12. Se, depois de fazeres um desenho, quiseres começar de novo, clica em Reset (Repor) e depois em OK, para apagares tudo.

13. Liberta o Kandinsky que há em ti e cria sons e imagens bonitas! Tens uma tela branca à tua frente, podes explorar!

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