Programa DigitALL
Promove uma aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa,
baseada na exploração e execução de projetos.
Utiliza novas tecnologias como suporte ao desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e sociais, consideradas cruciais no século XXI para uma boa integração na Sociedade.
Utiliza novas tecnologias como suporte ao desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e sociais, consideradas cruciais no século XXI para uma boa integração na Sociedade.
Modelo de Ensino
DigitALL na Escola
O Programa DigitALL foi pensado para ser um aliado dos professores e alunos ao nível da oferta complementar de escola, permitindo desenvolver a literacia e competências digitais dos alunos dos 1º e 2º ciclos, através da disponibilização de recursos pedagógicos inovadores e dinâmicos.
A implementação do programa no contexto escolar segue um modelo de aprendizagem presencial, à distância e híbrido.
A implementação do programa no contexto escolar segue um modelo de aprendizagem presencial, à distância e híbrido.
DigitALL em Casa
A integração numa sociedade cada vez
mais digital, reforça a necessidade de
autoaprendizagem, desenvolvimento de
novas competências e literacia digital.
Com o Programa DigitALL, são várias as atividades que as crianças podem descobrir em casa, individualmente ou com a família e amigos, desenvolvendo competências importantes do século XXI.
Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, o DigitALL em Casa promove o uso das novas tecnologias, de forma criativa e colaborativa.
Com o Programa DigitALL, são várias as atividades que as crianças podem descobrir em casa, individualmente ou com a família e amigos, desenvolvendo competências importantes do século XXI.
Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, o DigitALL em Casa promove o uso das novas tecnologias, de forma criativa e colaborativa.
DigitALL em casa
A integração numa sociedade cada vez
mais digital, reforça a necessidade de
autoaprendizagem, desenvolvimento de
novas competências e literacia digital.
Com o Programa DigitALL, são várias as atividades que as crianças podem descobrir em casa, individualmente ou com a família e amigos, desenvolvendo competências importantes do século XXI.
Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, o DigitALL em Casa promove o uso das novas tecnologias, de forma criativa e colaborativa.
Com o Programa DigitALL, são várias as atividades que as crianças podem descobrir em casa, individualmente ou com a família e amigos, desenvolvendo competências importantes do século XXI.
Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, o DigitALL em Casa promove o uso das novas tecnologias, de forma criativa e colaborativa.
DigitALL para Professores
O Programa DigitALL disponibiliza aos
Professores conteúdos ligados às novas
tecnologias, que podem ser um
complemento para os Professores, ao nível
das estratégias pedagógicas e
metodologias de ensino que já utilizam.
São disponibilizados recursos e ferramentas para auxiliar os Professores a tirar partido das novas tecnologias ao serviço da Educação, através do uso de dispositivos e recursos digitais, de forma inovadora e colaborativa.
São disponibilizados recursos e ferramentas para auxiliar os Professores a tirar partido das novas tecnologias ao serviço da Educação, através do uso de dispositivos e recursos digitais, de forma inovadora e colaborativa.
ALUNOS E PROFESSORES
Para os Alunos
Nos Agrupamentos Escolares,
parceiros do Programa, o DigitALL
faz parte da oferta complementar
dos alunos.
Para os Professores
O Programa DigitALL disponibiliza
conteúdos sobre como utilizar as
novas tecnologias ao serviço da
Educação.
Metodologia
O Programa DigitALL baseia-se numa aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa, baseada na exploração e execução de projetos, utilizando as novas tecnologias como suporte ao desenvolvimento das competências definidas ao nível do Quadro de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e do Quadro de Competências consideradas cruciais para o século XXI.
Competências DigComp. 2.0
Competências cruciais para o século XXI
- Literacia de Informação e de Dados
- Comunicação e Colaboração
- Criação de Conteúdo Digital
- Segurança
- Resolução de Problemas
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Colaboração
- Literacia de informação
- Literacia dos media
- Literacia tecnológica
- Adaptabilidade
- Competências sociais
- Produtividade
- Liderança
Princípios
Promover aprendizagem experiencial e colaborativa
Uso da tecnologia como um meio de desenvolvimento
Desenvolvimento simultâneo de competências técnicas, comportamentais e sociais
Modelo de aprendizagem híbrido (presencial e à distância)
Metodologia
O Programa DigitALL baseia-se numa aprendizagem colaborativa,
experiencial e interativa, baseada na exploração e execução de projetos,
utilizando as novas tecnologias como suporte ao desenvolvimento das competências definidas ao nível do Quadro de Competências Digitais
da União Europeia (DigComp. 2.0) e do Quadro de Competências consideradas cruciais para o século XXI.
Competências DigComp. 2.0
Literacia de Informação e de
Dados
Comunicação e Colaboração
Criação de Conteúdo Digital
Segurança
Resolução de Problemas
Competências cruciais para o século XXI
Pensamento crítico
Criatividade
Colaboração
Literacia de informação
Literacia dos media
Literacia tecnológica
Adaptabilidade
Competências sociais
Produtividade
Liderança
Princípios
Promover
aprendizagem experiencial e colaborativa
Uso da tecnologia como um meio de desenvolvimento
Desenvolvimento simultâneo de competências técnicas, comportamentais e sociais
Modelo de aprendizagem híbrido (presencial e à distância)
O QUE VAIS APRENDER
Áreas de Conhecimento Abrangidas
- Modelação,
- Inteligência Espacial e Construções
Estimular a capacidade das crianças em imaginar os objetos em duas ou três dimensões, desenvolvendo competências técnicas básicas de modelação e construção, com recurso a ferramentas tecnológicas.
- Artes Gráficas
- e Animação
Através de uma aprendizagem experiencial, as crianças são desafiadas a desenvolver a sua criatividade e
capacidade de comunicação, com o auxílio de ferramentas de produção de conteúdo e edição digital.
- Robótica e
- Eletrónica
Nesta área, são trabalhadas competências específicas da área tecnológica, nomeadamente os conceitos introdutórios necessários para a realização de projetos de Eletrónica e Robótica.
- Pensamento computacional
- e Programação
Através de uma metodologia colaborativa
e de tentativa e erro, as crianças irão
desenvolver competências de abstração,
de desconstrução, reconhecimento de
padrões e utilização de algoritmos.
Gostas de aprender de forma divertida?
Com as atividades DigitALL,
vais aprender a usar as novas
tecnologias, desde a realidade
aumentada, até à animação
em 3D, de forma a desenvolveres e explorares
outras áreas de conhecimento.
Começa já!