2. O circuito G traz outra novidade, os “condensadores”. Os que vamos usar têm a forma de um cilindro e têm polaridade, como os LEDs e os buzzers. São chamados de “condensadores eletrolíticos”. E o que faz um condensador? Um condensador armazena energia.
3. Monta o circuito e vamos ver como funciona.
4. Vamos, agora, divertirmo-nos um pouco. Antes de mais, pega no LED e mantém-no ao pé de ti. Posto isto, pressiona durante algum tempo o botão de pressão. Podes contar até 20. Devagarinho! Nada de pressas. Assim que terminares de contar, tira o dedo do botão e substitui o suporte com as pilhas pelo LED. Monta a perna maior na coluna correspondente à resistência e a menor na coluna correspondente ao botão. Pressiona o botão outra vez. O que vês?
Quando pressionámos o botão a primeira vez, a energia estava a ser transferida das pilhas para os condensadores. Quando substituímos as pilhas pelo LED, o condensador já tinha guardada alguma energia. Assim que carregámos no botão, foram os condensadores, com a energia que armazenaram das pilhas, que começaram a alimentar o LED, acendendo-o.